Configurar auditoria em pastas da rede com GPO



Cenário: Todas as estações de trabalho deverão registrar no log de segurança do Visualizador de Eventos do servidor o acesso de leitura, criação, gravação e exclusão em uma pasta compartilhada.

Requisitos para configurar computadores do domínio para encaminhar e coletar eventos:
  • Faça logon em todos os computadores de coleta e de origem. Use uma conta de domínio com privilégios administrativos.
  • Em cada computador de origem digite (prompt de comando elevado): winrm quickconfig
  • No computador coletor digite em um prompt de comando elevado: wecutil qc
  • Adicione a conta de computador (Tipos de objeto) do servidor ao grupo Administradores local em cada um dos computadores de origem. 
Acompanhe como implementar uma política de grupo através de GPO com Active Directory do Windows Server 2012 para estação de trabalho com Windows 8.


Configurando auditoria de acesso a objetos de uma pasta compartilhada

1) No Iniciar do Windows Server digite gerenciamento e clique no Gerenciamento de Políticas de Grupo. Pode ser encontrado também no menu Ferramentas do Gerenciador do Servidor.


2) Navegue até a Unidade Organizacional onde se encontra todos os computadores que você deseja aplicar essa política. Clique com o botão direito sobre ela e selecione "Criar um GPO neste domínio e fornecer um link para ele aqui...".

Utilize a Unidade Organizacional Domain Controller para Servidores de Arquivos que também sejam Controladores de Domínio (DC). Ou utilize a GPO a nível de domínio.


3) Digite o nome da sua nova GPO e clique em OK.


4) Nessa nova GPO selecionada clique com o botão direito e selecione Editar.


5) Nesta nova console expanda as seguintes pastas: "Configuração do Computador/Políticas/Configurações do Windows/Configurações de segurança/Políticas locais/Política de auditoria". Dê um duplo clique em Auditoria de acesso a objetos.


6) Na janela Propriedades de Auditoria de acesso a objetos selecione Definir estas configurações de políticas e marque a opção Êxito. Clique em OK.


7) Feche o Editor de Gerenciamento de Política de Grupo. Na console de Gerenciamento de Política de Grupo selecione a sua nova GPO e clique na aba "Opções"


8) Clique com o botão direito na pasta compartilhada que será auditada. em Propriedades de Pasta selecione a aba Segurança e clique na opção Avançadas.


9) Na janela Configurações de Segurança Avançadas da pasta selecione a aba Auditoria e clique na opção Adicionar.


10) Na janela Entrada de Auditoria para a pasta clique em "Selecionar uma entidade de segurança" e adicione o grupo de usuários que terão o acesso a pasta auditados. Clique em "Mostrar permissões Avançadas" e selecione os tipos de acesso que serão auditados. Clique em OK.


11) Feche a janela Configurações de Segurança Avançadas da pasta e a janela de Propriedades da pasta. Abra o Visualizador de Eventos, expanda a pasta Logs do Windows clique em Segurança. Procure o evento com número de identificação 4663.


Conclusão: A auditoria gera uma grande quantidade de logs. Habilite apenas para os objetos e as pastas que realmente necessite deste recurso.

Esse artigo foi submetido por

Alexandre de Matos
MCSE - MCSA - MCTS
alexandremn@live.estacio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

< >